A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Juan Ignacio Pozo
Vivemos em uma sociedade moderna e exigente, onde a escola desempenha papel fundamental na formação do indivíduo. Apesar de não ser a única fonte do saber, nem mesmo a principal, ela pode realizar um ponte entre a informação existente e o conhecimento prévio dos seus alunos.
A tecnologia está presente em toda a sociedade, desde os grandes centros, até bancos, casas e escolas. Assim, ela traz importantes informações, seja na tv, rádio, jornal, revistas, internet ou até mesmo o que as pessoas trocam entre si. A partir destas informações, o professor faz o processo de intermediador do conhecimento, onde o conhecimento construído é o produto do processamento, da interpretação e compreensão da informação; a informação está disponível e sob a orientação de um profissional da educação, é possível construir o seu próprio ponto de vista.
Assim, a escola não pode formar o aluno para algo único, mas pode formar pessoas críticas e capazes de ser transformadora. Então, cabe à educação - enquanto sistema de ensino - ajudá-los a construir seu próprio juízo, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais, proporcionando condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social.
A tecnologia está presente em toda a sociedade, desde os grandes centros, até bancos, casas e escolas. Assim, ela traz importantes informações, seja na tv, rádio, jornal, revistas, internet ou até mesmo o que as pessoas trocam entre si. A partir destas informações, o professor faz o processo de intermediador do conhecimento, onde o conhecimento construído é o produto do processamento, da interpretação e compreensão da informação; a informação está disponível e sob a orientação de um profissional da educação, é possível construir o seu próprio ponto de vista.
Assim, a escola não pode formar o aluno para algo único, mas pode formar pessoas críticas e capazes de ser transformadora. Então, cabe à educação - enquanto sistema de ensino - ajudá-los a construir seu próprio juízo, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais, proporcionando condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário