Família

Família
Esta é a minha família.

Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

REDES SOCIAIS

A internet na vida e no trabalho facilita o usuário a trocar informações coerentes e necessárias de forma mais ágil. Assim, percebo a necessidade de utilizar algumas ferramentas como Orkut, Msn e e-mail, para poder manter-se atualizados no meio social, encontrar amigos, distrair-se com mensagens e poder conversar livremente, sem se preocupar em pagar conta no fim do mês.. srsr
Porém, é possível utilizar essas e outras ferramentas como um método diferenciado de ensino, fazer uso das redes sociais em benefício e produção de conhecimento. "É importante ressaltar que a adoção das mídias está associada a um pré-requisito que deve ser atendido em prol da sua exploração de forma mais adequada" (SOUZA, p. 68). Saber fazer uso adequadamente e resgatar os valores principais, tendo um obejtivo fixo, para então poder enriquecer o seu trabalho, favorecendo a realização de experiências criativas e inovadoras, ocorrendo realmente um conhecimento produtivo e eficaz.

Num Mundo Wiki ...

Wikipédia é uma enciclopédia online livre, cujo conteúdo pode ser ampliado ou alterado por qualquer pessoa, desde que possa contribuir com informações verdadeiras, respeitando sempre às normas de conduta e os direitos autorais.
Segundo Jaime (p. 113), "a fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-las com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas, que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos".
Nesse mesmo sentido, o wikcionário vem contribuir com suas informações, com a finalidade de desenvolver e criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, contribuindo assim para o usuário encontrar as informações mais rapidamente
.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Navegando em busca do conceito hipertexto

O que é Hipertexto?

A palavra hipertexto, deriva do grego e significa "além", ir além de algo que estamos procurando. Pode-se dizer que o hipertexto é nada mais que um texto, de formato digital, o qual possui outras informações em formas de blocos de texto, imagens, palavras, notas de rodapés, sons... ou simplesmente em formato de links.
De um modo geral, o hipertexto facilita o usuário da internet, onde possui links que ao serem acionados, remetem-nos à outras páginas que nos demonstram uma melhor explicação do referido assunto, podendo acrescentar na nossa pesquisa, trazendo informações adicionais ao trabalho a ser realizado.

A Experiência de Navegar Livremente

Iniciar uma navegação “à deriva”, é um ato meio estranho para mim, pois sempre busco um objetivo naquilo que estou fazendo ou que irei fazer. Poucas vezes me pego ligando um computador somente por ligar, deixar horas e horas gastando energia, sem ser utilizado, ou simplesmente ficar à espera do nada.

Apesar de ser uma ideia tentadora, às vezes desprendo-me e acabo vendo outras coisas que me chamam atenção, por pouco tempo, procuro por notícias ou fatos interessantes, mas ao terminar, volto a me ocupar com outras tarefas, auxiliando professores e direção quando necessário.

terça-feira, 26 de abril de 2011

WEBQUEST


Podemos dizer que “O conceito de webquest foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia nos EUA, tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. Nesse sentido, ela é uma atividade investigativa, onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da própria internet.


Para ver um exemplo:"Proibido para menores de 18 anos?" clique aqui.

Para ver outras webquest, acesse aqui.

terça-feira, 5 de abril de 2011

FRONTEIRAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS & METODOLOGIAS

Bom, falar em tecnologias, lembramos logo de mudanças... porém assistindo os vídeos sugeridos pelas moderadoras do curso, percebe-se que de nada adianta ter as tecnologias e não saber fazer uso delas, ou muito menos acompanhar a sua evolução, persistindo nos mesmos exemplos, nas mesmas teses e nas mesmas metodologias de ensinar.
Elas foram surgindo e se ingajando no nosso meio, sendo utilizadas por nossos filhos muito antes mesmo de eles estarem nas escolas. Uma criança, já domina hoje várias tecnologias que nem mesmo nós sabemos utilizar, como em um dos exemplo que vimos - o celular. Fonte esta, que se encontra presente diariamente em todos os âmbitos, e as crianças já dominam com muita segurança.

DE ONDE VEM O PAPEL

De acordo com as informações obtidas no vídeo assistido, pode-se concluir que o papel, assim como as tecnologias, revolucionaram o mundo. Sabe-se que todas as pessoas, de uma forma ou outra, utilizam frequentemente o papel ou seus descendentes. Assim, pode-se trabalhar em sala de aula, como uma forma diferenciada de ensino, as diferentes formas de papel, bem como o processo de sua fabricação, desde o plantio do eucalipto (que é a matéria prima mais utilizada), até o processo de embalagem e transporte, até chegar em nossas mãos. Como sugestão de atividade que poderia ser implantada em sala de aula, poderia ser realizado o plantio dos eucaliptos com turmas do ensino regular de 1° ao 8° ano, sempre conscientizando os alunos da importância de plantar, cuidar e no futuro reciclar ou reaproveitar. Também pode ser utilizado como uma fonte de motivação para efetuar o plantio em propriedades rurais.


T.T. 04:52

terça-feira, 22 de março de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Falar em Educação abrange um campo muito diverso e amplo, onde não conseguimos ficar sem a presença das tecnologias. Com as evoluções tecnológicas presentes em nosso cotidiano, saberemos qual o melhor caminho a percorrer, como utilizá-las dentro de uma sala de aula, de modo que possam contribuir para a formação do indivíduo, auxiliando no processo de construção do conhecimento, não apenas como um mero equipamento, mas como um diferencial no modo de ensinar e aprender.

Precisamos formar indivíduos capazes de serem críticos, flexíveis, eficazes e ao mesmo tempo ter autonomia e manterem-se atualizados na sociedade do conhecimento, ser conhecedor das inúmeras fontes do saber, acompanhando o ritmo das mudanças tecnológicas. O mercado está cada vez mais exigente, buscando a melhor oferta, o melhor ser; o ser moldado para a sociedade com todas as suas exigências e restrições.

Nesse sentido, ocorre uma junção entre a tecnologia x escola x mercado de trabalho, onde trabalhando juntos, podem formar profissionais adequados para toda a sociedade moderna.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Sociedade da Aprendizagem

A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Juan Ignacio Pozo

Vivemos em uma sociedade moderna e exigente, onde a escola desempenha papel fundamental na formação do indivíduo. Apesar de não ser a única fonte do saber, nem mesmo a principal, ela pode realizar um ponte entre a informação existente e o conhecimento prévio dos seus alunos.

A tecnologia está presente em toda a sociedade, desde os grandes centros, até bancos, casas e escolas. Assim, ela traz importantes informações, seja na tv, rádio, jornal, revistas, internet ou até mesmo o que as pessoas trocam entre si. A partir destas informações, o professor faz o processo de intermediador do conhecimento, onde o conhecimento construído é o produto do processamento, da interpretação e compreensão da informação; a informação está disponível e sob a orientação de um profissional da educação, é possível construir o seu próprio ponto de vista.

Assim, a escola não pode formar o aluno para algo único, mas pode formar pessoas críticas e capazes de ser transformadora. Então, cabe à educação - enquanto sistema de ensino - ajudá-los a construir seu próprio juízo, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais, proporcionando condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social.

terça-feira, 15 de março de 2011