Família
Total de visualizações de página
terça-feira, 5 de julho de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
REDES SOCIAIS
Num Mundo Wiki ...
Segundo Jaime (p. 113), "a fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-las com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas, que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos".
Nesse mesmo sentido, o wikcionário vem contribuir com suas informações, com a finalidade de desenvolver e criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, contribuindo assim para o usuário encontrar as informações mais rapidamente.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Navegando em busca do conceito hipertexto
A Experiência de Navegar Livremente
Iniciar uma navegação “à deriva”, é um ato meio estranho para mim, pois sempre busco um objetivo naquilo que estou fazendo ou que irei fazer. Poucas vezes me pego ligando um computador somente por ligar, deixar horas e horas gastando energia, sem ser utilizado, ou simplesmente ficar à espera do nada.
Apesar de ser uma ideia tentadora, às vezes desprendo-me e acabo vendo outras coisas que me chamam atenção, por pouco tempo, procuro por notícias ou fatos interessantes, mas ao terminar, volto a me ocupar com outras tarefas, auxiliando professores e direção quando necessário.
terça-feira, 26 de abril de 2011
WEBQUEST
Podemos dizer que “O conceito de webquest foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia nos EUA, tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. Nesse sentido, ela é uma atividade investigativa, onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da própria internet.
Para ver um exemplo:"Proibido para menores de 18 anos?" clique aqui.
Para ver outras webquest, acesse aqui.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
FRONTEIRAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS & METODOLOGIAS
Elas foram surgindo e se ingajando no nosso meio, sendo utilizadas por nossos filhos muito antes mesmo de eles estarem nas escolas. Uma criança, já domina hoje várias tecnologias que nem mesmo nós sabemos utilizar, como em um dos exemplo que vimos - o celular. Fonte esta, que se encontra presente diariamente em todos os âmbitos, e as crianças já dominam com muita segurança.
DE ONDE VEM O PAPEL
T.T. 04:52
terça-feira, 22 de março de 2011
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Falar em Educação abrange um campo muito diverso e amplo, onde não conseguimos ficar sem a presença das tecnologias. Com as evoluções tecnológicas presentes em nosso cotidiano, saberemos qual o melhor caminho a percorrer, como utilizá-las dentro de uma sala de aula, de modo que possam contribuir para a formação do indivíduo, auxiliando no processo de construção do conhecimento, não apenas como um mero equipamento, mas como um diferencial no modo de ensinar e aprender.
Precisamos formar indivíduos capazes de serem críticos, flexíveis, eficazes e ao mesmo tempo ter autonomia e manterem-se atualizados na sociedade do conhecimento, ser conhecedor das inúmeras fontes do saber, acompanhando o ritmo das mudanças tecnológicas. O mercado está cada vez mais exigente, buscando a melhor oferta, o melhor ser; o ser moldado para a sociedade com todas as suas exigências e restrições.
Nesse sentido, ocorre uma junção entre a tecnologia x escola x mercado de trabalho, onde trabalhando juntos, podem formar profissionais adequados para toda a sociedade moderna.
sexta-feira, 18 de março de 2011
A Sociedade da Aprendizagem
A tecnologia está presente em toda a sociedade, desde os grandes centros, até bancos, casas e escolas. Assim, ela traz importantes informações, seja na tv, rádio, jornal, revistas, internet ou até mesmo o que as pessoas trocam entre si. A partir destas informações, o professor faz o processo de intermediador do conhecimento, onde o conhecimento construído é o produto do processamento, da interpretação e compreensão da informação; a informação está disponível e sob a orientação de um profissional da educação, é possível construir o seu próprio ponto de vista.
Assim, a escola não pode formar o aluno para algo único, mas pode formar pessoas críticas e capazes de ser transformadora. Então, cabe à educação - enquanto sistema de ensino - ajudá-los a construir seu próprio juízo, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais, proporcionando condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social.